Hugging my grudge

"I´ve always been chasing rainbows, staring out of classroom windows. I don´t think I´ll ever be happy, unless I´m unhappy and hugging my grudge"

09 outubro, 2006

Violência gratuita

Esse fim de semana eu finalmente apaguei uma mancha do meu passado e assisti Laranja Mecânica. Eu sempre tive muita vontade de ver esse filme, principalmente pela história e, também, justamente por causa dela, que eu nunca tinha visto: eu morria de medo de ver sozinha, afinal é um filme sabidamente muito violento.
Acabei vendo com uma amiga, mas não doeu tanto assim. Acho que depois de ver Funny Games - Violência Gratuita (sozinha, com as unhas cravadas no edredon durante os 108 minutos de fiulme), isso foi fichinha. Eu sempre tive muito medo de filme de terror em geral e quanto mais mirabolante o enredo, maior o meu medo de encontrar com um psicopata mascarado escondido atrás da minha porta, só que eu sempre tive uma curiosidade imensa em ver o que acontece. Mais tarde Patrick Bateman entrou na minha vida e eu achei aquilo muito legal, porque é uma história sobre raiva e solidão e, bem lá no fundo, eu me identifiquei um pouco com aquilo (mas não a ponto de matar alguém, mesmo porque aquilo tudo é só imaginação do Bateman), como bem apontou um ex-namorado que deve ter ficado muito mais tranqüilo quando o namoro acabou.
Mas filmes como Laranja Mecânica e Violência Gratuita são chocantes pelo realismo e pelas discussões que trazem. Até admito que LM não é realista, afinal é passado num futuro alternativo onde, inclusive, palavras novas foram inventadas (vide 1984), mas o grande ponto do filme é: até que ponto a gente está disposto a chegar pra ser ver livre da violência? Seria muito mais fácil fazer uma lavagem cerebral e não dar escolha ao indivíduo porque ou ele faz aquilo a que foi condicionado ou sente uma sensação absurda de pânico (de acordo com o filme). Já VG é bem mais real: passado nos dias de hoje, uma dupla de jovens tortura física e mentalmente um casal e seu filho, e o pior: os vilões conversam com você, te fazem cúmplice daquilo tudo, questionando, assim, a curiosidade pela violência que a gente - pelo menos eu - tem. E é verdade, logo, assustador.
(Essa é a idéia de um funny game. Michael Haneke - o diretor - está fazendo uma refilmagem com Naomi Watts e Tim Roth. Eu jurei que não ia ver esse filme de novo de jeito nenhum, mas talvez, com atores famosos, a coisa não pareça tão real assim....)


1 Comments:

At 17:59, Anonymous Anônimo said...

Pois é... Laranja Mecânica, hoje, não é *tudo isso* não. Mas na época que foi lançado, foi. E esse da violência gratuita eu ainda não assisti, mas fiquei curiosa.. deve ser medonho. Isso me lembrou que ultimamente tenho assistido poucos filmes. Por hora é isso... Abraços. ;D

 

Postar um comentário

<< Home